Guatá-ypy
(Primeiros Passos)
Lição V I
Anauê! Xe iru gûé!
E ai pessoal do Xe Mba’e, tudo bom?
Desculpem-me, sei que ando meio em falta com as aulas de tupi antigo. Mas vamos retomar agora. Antes vamos fazer uma breve revisão do que já foi visto.
Na Lição I mostramos os grupos de vogais e consoantes; na lição II vimos os dois tipos de conjugação, a saber, o de nome e os de verbos propriamente ditos; na lição III demonstramos os adjetivos que podem ser qualificativos ou predicativos e as regrinhas de junção; na Lição IV mostramos os possessivos e na Lição V vimos a conjugação do verbo e mostramos que ele não expressa necessariamente o tempo (podendo ser traduzidos tanto no presente do indicativo como no pretérito).
Nesta Lição VI veremos os verbos no futuro.
Para a conjugação dos verbos no futuro adiciona-se a partícula –NE no final do verbo. mas é bom lembrar que existem outras como, -rama, -reme e usa-se também alguns advérbios que indica um ação futura como irã ou mira.
Vamos praticar com o verbo caru ‘comer’?
Xe a-caru-ne eu comerei
Nde ere-caru-ne tu comerás
A’e o-caru-ne ele comerá
Îandé ia-caru-ne nós comeremos (inclusivo)
Ore oro-caru-ne nós comeremos (exclusivo)
Peë pe-caru-ne vós comereis
A´e o-caru-ne eles (elas) comerão
Fácil né, pessoal! Que tal agora vocês praticarem? Eis ai alguns verbos:
Pytá = ficar.
Gûatá = andar, caminhar.
Bebé = voar
Nhe’eng = falar
Só = ir
Também nesta lição aprenderemos uma curiosidade sobre os substantivos em tupi. Na cultura dos falantes do Tupi antigo os objetos tinham duas realidades categóricas aquelas que poderia ser possuível e as coisas que não poderia ser possuível. Por exemplo, o céu é um objeto não possuível, ninguém pode possuí-lo. Então jamais poderia dizer xe ybaka ‘meu céu’, ou xe ybyrá, minha árvore, a não ser que esta árvores seja ‘domesticada’. Outro exemplo, se eu fosse um falante do tupi eu não poderia dizer xe itá ‘minha pedra’, a não ser que esta pedra venha a fazer parte do meu aparato cultural, seja na forma de um machado de pedra ou algo parecido. Por ai, percebemos o princípio da ecologia ambiental dos povos indígenas.
Lembramos ainda que um substantivo pode vim a ser um adjetivo, e as vezes até verbo! O contrário também pode ocorrer, isto é, verbos e adjetivos virarem substantivos.
Se alguém tiver dúvida pode perguntar que responderei dentro da próxima lição!
Comentários
Postar um comentário