Ensaio Fotográfico: O Sagrado na Contemporaneidade
“Filosofia e arte aflora inconscientemente em todos os homens... mas, a arte da crítica , apenas alguns homens a desperta.”
Esta é a frase que abre o curta que produzi em 2004, quando morava em Jaboatão. Com o titulo “O sagrado na contemporaneidade” eu procurava mostrar através, de imagens, a opinião popular a cerca de alguns temas relacionado a dimensão religiosa. A idéia surgiu depois de uma longa pesquisa com as pessoas que estive em contato, desde pessoas simples que trabalhava no canavial até pessoas com um bom nível de escolaridade. Das opiniões coletados surgiram a idéia de um ensaio fotográfico e deste a produção do curta. Na época tinha poucos recursos e nenhum conhecimento de produção de vídeos, motivos pelo qual as imagens ficaram toscas e com péssima qualidade. Nem sei se era possível chamar de curta, pois a imagens eram todas estáticas, a sensação do movimento do curta advinha da trilha sonoro de Beethoven. Mas salvou-se a idéia! Fiz uma apresentação aos meus colegas salesianos (nesta época eu era noviço salesiano, tinha aspirações a vida religiosa) que ficaram meio constrangidos com as imagens. A reação me agradou, não pelo constrangimento em si, mas porque mostrou que eu estava no caminho certo.
Revirando minhas produções encontrei o ensaio fotográfico que deu origem ao curta, então pensei que seria interessante partilhá-las com vocês do Xe mba’e.espero que gostem!
Palavras chaves para a hermenêutica das fotos: pregação da palavra, alimento impuro, matrimônio, efemeridade da vida, novas tabuas da lei, Samuel: vocare 'nova forma de chamado/vocação'.
Comentários
Postar um comentário