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Escola Pe. José Schneider e a Educação Para o Saber Científico


Anauê xe iru guê!

Neste post vou falar sobre o incentivo ao desenvolvimento da educação voltada para o saber cientifico na Escola Padre José Schneider/AM, ou seja, a escola onde leciono Filosofia.

A Escola Estadual de Tempo Integral Padre José Schneider teve uma grande alegria de receber este ano o convite para participar do FETEC 2019 no Mato Grosso do Sul. Um evento de cunho cientifico tecnológico de grande proporção.


A Escola Padre José é uma escola Pioneira quando o assunto é incentivo a educação de qualidade e o apoio ao desenvolvimento de uma educação voltado para a ciência. Gostaria de destacar aqui os principais trabalhos realizados pela escola nesta área, pois também há incentivos em outras áreas como o desporto e o sócio-cultural.

Entre as atividades da escola está a realização da OBMEP, coordenada pelo professor Alcenir Cristo e Alberto da Gama que há muito tempo vem acompanhando o desenvolvimento dos alunos, bem como a participação da Olimpíada Brasileira de Astronomia e com a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente OBSMA, realizada pela Fundação Fio Cruz.

Participação na OBMEP









Em 2017 a Escola Pe. José, como é conhecida localmente, realizou a I Mostra de Ciências da escola. Tendo a frente da organização da Mostra o Grêmio Estudantil da Escola, com apoio do Gestor Prof. Nivaldo e dos demais professores, da qual destaco a Profª. Zenaide, Prof. Nildo e a Profª. Rosilene que abraçaram de forma mais intensiva a iniciativa dos alunos e alunas. Foi uma iniciativa inédita já que a escola nunca tinha realizada uma Mostra de caráter restrito voltado para as ciências (na década de 90 houve uma feira de ciência que é muito bem lembrado pelos alunos da época, hoje professores, bem como feira cultural, mas que possui uma dinâmica diferente da Mostra). A realização da I Mostra foi algo incrível e teve uma boa aceitação por parte dos alunos com protagonismo e pro-atividade destes.
Banner com a logo oficial da Mostra de Ciências

I Mostra de Ciências 2017





A ideia da Mostra de Ciência é aproximar ainda mais os alunos e alunas do saber cientifico através da experimentação e da replicação dos experimentos pesquisados. Não é uma mostra de inovação cientifica. O objetivo é fazer com que os alunos refaçam nos seus projetos aquele experimento pesquisado, entenda o seu funcionamento e a lógica por trás. Que adquira um conhecimento teórico, mas também prático do fazer científico. Refazer uma experiência retirada de um site, youtube, blog ou livro, tal e qual, no primeiro momento pareceria apenas um “plágio” da experiência, mas esse refazer é a grade sacada de quem faz ciência, porque no “refazer” nem sempre da certo, nem sempre corresponde ao modelo observado e nem sempre utiliza-se o mesmo material. E os alunos vão procurando alternativas para solucionar aquele “detalhe”  e vão criando caminhos autônomos para resolver problema ate o surgimento do insight e a aprendizagem se configura.

Nesta perspectiva é que a escola lançou em 2018 a II Mostra de Ciências, trazendo uma novidade, agora o desafio fora lançado, a mostra passou a ser temática e teve como tema a Era da Eletricidade. Ao fechamos e delimitarmos a temática asseguramos o alunos a fazer uma pesquisa mais focada e o desafiamos a buscar fontes mais alternativas. Um mesmo projeto, várias exposições. Nesta edição também estendemos o tempo. Os alunos e alunas, com seus conselheiros de classe, discutiram o projeto por um tempo maior. A atividade da mostra se inicia em agosto e finda com as apresentações no dia 30 de novembro.
Banner da II Mostra de Ciências: A Era da Eletricidade


II Mostra de Ciências 2018


Turma vencedora da II Mostra de Ciências: A Era da Eletricidade

Neste ano de 2019 a III Mostra de Ciências vai abordar a temática Mecatrônica: A Evolução das Máquinas. A ideia é trazer para o público visitante a relação que temos com as máquinas, a sua importância nos tempos atuais e também os desafios que a tecnologia provoca. Regulamento, prêmios e novas categorias estão em fase de planejamento.

Banner da III Mostra de Ciências 2019

Gostaria de agradecer a todos que apoiaram financeiramente em especial aos amigos e amigas, Profª Elivone Rodrigues (Secretária Municipal de educação), Prof. Elio (secretário municipal do Meio Ambiente), Prof. Nivaldo, Prof. Paulo Roberto, Ozivalda de Oliveira, Cirlene Santos, Prof. Mateus Coimbra, a todos do Grêmio Estudantil que promoveram eventos para a arrecadação da premiação e aos que contribuíram indiretamente com a Mostra de Ciências.

Mas, a Mostra de Ciências não fica só no âmbito de sua realização, ela desperta o interesse e amplia os horizontes dos alunos. Neste período de realização da Mostra a escola conseguiu projetos contemplados por duas vezes seguinte no Programa Ciência na Escola, edições de 2017 e 2018, onde os alunos desenvolveram pequenos projetos e receberam bolsas de pesquisador júnior. Na edição do PCE 2017 submetemos o projeto chamado de Filo: a Era dos Deuses Gregos, um jogo de plataforma no estilo Super Mário, da Nintendo. O projeto tentou conciliar a categoria de jogo educacional com a jogabilidade dos jogos de entretenimento e ainda com a filosofia pré-socrática. Os alunos do projeto aprofundaram a filosofia do período pré-socrático e os mitos gregos.

Aluno João Rivas e Angelo Morais trabalhando no projeto

nosso jogo de filosofia


enredo do jogo

reuniões no contra-turno do projeto

dedicação dos alunos para elaboração do projeto

Na edição do PCE 2018, o segundo projeto submetido e aprovado, foi uma abordagem mais tecnológica. Criamos um aplicativo de realidade aumentada para a tabela periódica. O projeto era chamado de LabRA Science (Laboratório de Realidade Aumentada de Ciências aplica a tabela periódica). Além de aprofundar os elementos da tabela periódica, os alunos do projeto aprenderam um pouco de modelagem 3d, no programa Blender 3D e a tecnologia da Vulforia aplicada na engine Unity , utilizada para criação de jogos para android e pc.


modelo de carta com gatilho para realidade aumentada criada pelo alunos

conjunto de hipercad da tabela periodica


modelo 3d modelado no blender 3D pelos alunos do projeto



Hipercard do projeto pronto


reunião do projeto


desenvolvimento do projeto



Ainda neste ano de 2018, a Escola Padre José Scnheider participou da 9º Olimpíadas Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. OBSMA, realizada pela Fio Cruz. A Escola ganho o prêmio Destaque Regional, com o melhor projeto de ciência, Kenosi Road da Região Norte, um jogo também de plataforma que aborda a temática da poluição, criada, desenhada e programada pelos próprios alunos e alunas do projeto.
equipe do projeto Kenosi Road

gravação do player


reuniões do projeto

elaboração das jogabilidade do game

fluxograma do jogo

criação das fases do game


A escola competiu com mais de 1200 projetos entre cinco Estado da região Norte e ficou em Primeiro Lugar. O Prof. Paulo Roberto e o aluno Joaquim Michel, foram participar no Rio de Janeiro a entrega do prêmio.
Joaquim Michel e Prof. Paulo

Entrega da Premiação de Destaque Regional da 9 OBSMA

O aluno Joaquim Michel representando o equipe do projeto

Aluno da escola Pe. José no Rio de Janeiro por ocasião da Premiação da Olimpíada


Apesar de tudo isso, ainda falta muito, precisamos encaixar as atividade da escola em uma dimensão maior de instituições como a Febrace e a Mostratec, precisamos criar laços com agencias de fomentos como o CNPQ, CAPES e FAPEAM, para que nossos trabalhos possam atingir um número maior de jovens do nosso município. Precisamos do apoio da comunidade escolar, do gestor e dos professores para realizarmos trabalhos significativos e que possa reverberar na vida dos nossos jovens.

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