Anauê, xe iru guê!
Estou lançando on-line Hoje o meu livro: O Segredo de Hávila e o Portão Fendido, Livro I
O Segredo de Hávila é uma saga narrada em três partes escrita por
mim no estilo denominado de alta fantasia. A história começa com O Segredo de
Hávila e o Portão Fendido. Comecei a escrever em 2010 quando estava finalizando
o mestrado em Antropologia Social, pela Universidade Federal do Amazonas
(UFAM). A história é baseada na cosmovisão de alguns grupos indígenas (Yanonami,
Tupinambá e Tremembé, por exemplo) com a integração da mitologia escandinava, nórdica e céltica (como, por exemplo, os elfos e ogros) e com elementos religiosos, como os demônios ,
por exemplo.
A história: os protagonistas da
saga são Emmi e Cisco que aparecem em um mundo diferente (Mundo dos Herrantes)
e são conduzidos por guerreiros Noreshi do Quarto Mundo, Primus, um Gavião Real, Secundos
um macaco guariba e Tersus, um lobo
guará. Eles são criaturas fantásticas de estaturas imensas que usam máscaras
humanas no Mundo dos Herrantes (a inspiração para os personagens são da
cosmovisão yanonami, principalmente os termos e os conceitos abordados no livro).
O grupo procura por Hávila, ou
melhor, tentam descobrir o que ou quem é Hávila.
Esta, ou isto, está associado a xamãs poderosos, denominados de HEKURA e PAÎE (lê-se padjé) que regem os diversos mundos.
No livro I, o grupo chega a Aspahit,
cidade de elfos e ogros. Durante a viagem o leitor vai sendo introduzido na
trama e conhecendo os lugares que compõe o fantástico mundo da saga O Segredo de Hávela e o Portão Fendido,
livro I.
A ideia do meu livro é poder
divulgar as cosmovisão dos grupos indígenas e propor um dialogo entre as nossas
perspectivas ameríndias e as mitologias estrangeiras, por isso, trago no livro
muitas palavras em poromonguetá (dos Tremembé), em yanonami (do povo yanonami
do Amazonas) em tupinambá (legado dos escritos do padre Anchieta), além de um
mix com o latim e outras línguas, como o inglês.
O livro não é nenhum calhamaço,
na verdade, é uma obra até modesta de poucas páginas que vão progredindo no
decorrer da trama.
Dados do livro
Formato PDF
Paginas: 52
Envio: e-mail (obrigatório
para o envio)
O envio será
realizado após confirmação do pagamento em até 8h.
Para você mergulhar no universo do livro e descobrir o que você vai deparar ao ler a história disponibilizo abaixo um léxico dos personagens, seres e mundos que tecem a saga!
O
SEGREDO DE HÁVILA E O PORTÃO FENDIDO
LÉXICO
Personagens
Emmi
– personagem central da história, não se sabe como ela foi lançada ao Mundo dos
Herrantes.
Cisco
– primo de Emmi, lançada junto com Emmi ao Mundo dos Herrantes.
Cisco e emmi viviam em
um orfanato religioso dos monges cartuchos no noroeste do amazonas.
Noreshi
– seres humanos que vivem no Quarto Mundo e que, enquanto homem, no mundo dos
herrantes, usam máscaras para voltarem a serem noreshi.
Caelitus
– Imperador do Quarto Mundo.
Primus
– Noreshi guerreiro (Águia Real) da Guarda Real do Quarto Mundo.
Secundus
– Noreshi guerreiro (Cebídeo - Macaco Guariba) da Guarda Real do Quarto Mundo.
Tersus
– Noreshi guerreiro (Lobo-guará) da Guarda Real do Quarto Mundo.
Káligas
– Noreshi guerreiro (Cebídeo - Macaco Guariba), ex-general da Ordem do Quarto Mundo. Foi condenado por
rebelião e por tentativa de assassinar o Imperador.
Lorde
Lupus – Noreshi guerreiro (Raposa
vermelha) General da Ordem e conselheiro do Imperador do Quarto Mundo.
Sophus
– sábio ancião que possui um cajado a qual se encontra costurado nele o
Terceiro olho de E’õ, Senhor da Morte.
Serphus
- poderoso xamã e irmão gêmeo de Sophus do
Quarto Mundo, ele foi condenado por ser aliado de Káligas.
Silus
– poderoso xamã, terceiro nascido gêmeos de Serphus e Sophus, desapareceu ainda
recém nascido. Conta-se que foi raptado por outro xamã.
Hekura
– denominação de xamã na língua dos Noreshi.
E’õ
- Senhor da morte, teve o terceiro olho
arrancado.
Ordem
– exército imperial do quarto mundo.
Núnites
– elfo guerreiro de Aspahit. Ele passa a acompanhar o grupo de Emmi.
Bússola
Negra – bússola que aponta, não ao
norte, mas a direção onde se encontra o Portão Fendido. Ela foi construída a mandado
de um imperador da região de Hortox,
que fica no extremo do Mundo dos Herrantes,
com a finalidade de encontrar sua filha que se perdera no Labirinto de Silus. O mago reuniu três espíritos do Mundo Oculto e os prendeu na bússola. Essa só pode ser acessada por mãos
puras.
Portão
Fendido – portal que se abre a cada
700 anos e que dá acesso a todos os mundos.
Pingente
de Ikar – artefato usado pelos elfos e faunos para se teletransportar
através do Interstício.
Emiminõ
– Filho guerreiro do Rei dos Xaraié.
Gûaîamû
– Guerreiro Xaraié, um dos últimos sobreviventes do povo Xaraié.
Eirapuã
– bela jovem do povo Xaraié, raptada por Káligas para acessar a Bússola Negra.
Xaraié
– nação indígena que habita o Mundo de Adão na região da Amazônia.
O
Primeiro – Entidade onipotente e incriada que gerou os
diversos universos.
O
Segundo – Entidade poderosa que separou os universos e que
criou o Portão Fendido.
O
Terceiro – A mais das terríveis criadora. Seu poder é capaz
de destruir tudo e a si próprio. Foi revelado pelas visões xamânicas,
entretanto não se sabe se o terceiro é alguém ou alguma coisa. Não se sabe
absolutamente nada sobre ele. O único dado sobre o Terceiro é a referência a Hávila.
Mas não se sabe se é uma cidade, uma pessoa, uma região, um local ou, na melhor
das hipóteses, se é apenas uma metáfora.
LUGARES.
Mundo
de Adão. – mundo onde habita os
ser humanos.
Mundo
dos Herrantes. – Mundo onde andam quem é expulso dos demais mundos.
Quarto
Mundo. – mundo dos Noreshi.
Mundo
Oculto – mundo ou região dos
espíritos.
Interstício
– região paralela entre os mundos, mas sem acesso a eles, utilizado pelos elfos
para se locomoverem através do espaço durante as batalhas corpo a corpo.
Lago
de Truth , ou lago da verdade – lago onde se revelam as verdades sobre
qualquer coisa.
Portão
Fendido – passagem para qualquer
mundo.
Aspahit
– cidade de Elfos e Faunos.
Muralhas
de Aspahit – grande muralha, sem começo e sem fim. Conta-se que ela é
tão extensa que chega a atravessar a região do oriente do Mundo de Adão.
Região
de Hortox – região situada no extremo do Mundo dos Herrantes, onde foi
construído a Bússola Negra.
Labirinto
de Silus – região construído por um xamã desconhecido. O labirinto
fora construído para proteger Silus de um dos seus irmãos gêmeos.
Pátio
agonístico – espaço de condenação
dos noreshi condenados a pena de morte do quarto mundo.
Conselho
dos Xamãs – conselho que reúne todos os xamãs do Quarto
Mundo, ele é responsável pelo julgamento, condenação ou absorção dos noreshi
acusados por crimes, delitos, etc.
Jardim
Oculto – jardim suspenso que aparece e desaparece, apenas
três vezes no mesmo lugar e na mesma região. Ela esconde a Bússola Negra.
Símbolo
de Abertura – monumento que dá acesso ao jardim
oculto, somente acessado por sangue real. Normalmente são utilizados como
chaves em várias situações.
Vale
de Citon – região onde habita Sophus.
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