Anauê, xe iru
guê!
Hoje vamos
conhecer um pouco do curso que a Universidade Federal do Amazonas-UFAM está
desenvolvendo aqui no Estado. Fico
grato pelo convite do meu ex-orientador de mestrado Prof. Dr. Frantomé B.
Pacheco em participar, mesmo como um colaborador sem vínculo institucional,
nesta empreitada da Universidade e mais
grato ainda de poder acompanhar e ajudar, mesmo que modestamente, o
linguista e Prof. Dr. Mateus Coimbra,
nos aspectos da língua yanonami que adquirir ao longo dos anos de convivência
com o povo Yanonami. Agradeço também a profª. Dr. Ivani,
coordenadora geral do curso, em autorizar a minha participação na licenciatura Indígena do polo yanonami.
Vamos ao
curso!
A Licenciatura
Indígenas Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável é um curso
especifico de nível superior para formação de professores pesquisadores
indígenas. Uma pareceria entre UFAM/FOIRN, o curso possui conceito 4 na
avaliação do INEP/MEC, e conta com turmas regulares (os povos Tukano, Baniwa
Kuripako, Nheengatu) e Yanomami e Sateré-Mawé.
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Alunos Yanonami do Polo Yanonami/Maturacá |
Sua aprovação
final pelos povos indígenas ocorreu durante a Assembleia Geral na maloca da
FOIRN, nos dias 29 e 30 de novembro de 2005 e pelo Conselho Universitário da
UFAM em 29 de janeiro de 2007, por meio da resolução nº 028/2007-CONSUNI,
retificada pela resolução nº 018/2013-CONSUNI, regulamentada pelas resoluções
nº061/2012 CEG/CONSEPE.
A licenciatura permite a partir da gestão do
conhecimento e de tecnologia sociais tradicionais indígenas e não indígenas,
intercultural, compreender a realidade educativa local e nacional e o contexto
sociopolítico que a determina e discutir a gestão territorial de suas
comunidades e de suas terras.
Se propõe a ser muito mais do que um curso de formação de professores, associando a formação acadêmica a etnopolítica e à valorização das culturas indígenas como uma iniciativa de ensino superior voltada para formação-capacitação de cidadãos indígenas para atuarem nos seus contextos socioculturais.
Aluno Modesto Amaroko Yanonami e Eu (participação dos professores da UFAM [no meu caso, sou apenas colaborador] na vida comunitária da aldeia) |
Se propõe a ser muito mais do que um curso de formação de professores, associando a formação acadêmica a etnopolítica e à valorização das culturas indígenas como uma iniciativa de ensino superior voltada para formação-capacitação de cidadãos indígenas para atuarem nos seus contextos socioculturais.
A UFAM com a Licenciatura Indígenas: Políticas Educacionais e Desenvolvimento Sustentável, tem dado contribuições inestimáveis!
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