Anauê!
Entre as atividades
que realizo aqui na cidade de Santa Isabel do Rio Negro –AM, está a tutoria no
curso de Artes Visuais da UFAM. Estes dias a turma de acadêmicos estão
estudando fotomontagem e muitos não tinham noção alguma sobre o processo das
fotomontagens. Então resolvi partilhar aqui no nosso blog (que também foi fruto
de Oficina que ministrei sobre fotomontagem no Gimp).
Vamos lá!
Pra quem não tem conhecimento
sobre editores de imagens, há pelo menos dois tipos de software que podemos
trabalhar imagens: os programas vetoriais e os programas de bitmap. Os mais
famosos editores de imagens (vetorial e bitmap) são os da empresa Adobe,
que compreendem no CorelDraw w
Photoshop, respectivamente.
Em computação gráfica, imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial diagramado pelo impoblema apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel. http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_vetorial
Os programas vetoriais trabalham com designer em geral com objetos geomêtrico, enquanto os editores trabalham diretamente com manipulação de imagens nos vários formatos (JPEG, BITMAP, PNJ, GIF, ETC). Um resumo meio mesquinho, por isso que você deverá (se quiser) ampliar mais fazendo um pesquisa sobre o assunto, ok?
Em computação gráfica, imagem vetorial é um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores. Uma imagem vetorial normalmente é composta por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição. Em um trecho de desenho sólido, de uma cor apenas, um programa vetorial diagramado pelo impoblema apenas repete o padrão, não tendo que armazenar dados para cada pixel. http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_vetorial
Os programas vetoriais trabalham com designer em geral com objetos geomêtrico, enquanto os editores trabalham diretamente com manipulação de imagens nos vários formatos (JPEG, BITMAP, PNJ, GIF, ETC). Um resumo meio mesquinho, por isso que você deverá (se quiser) ampliar mais fazendo um pesquisa sobre o assunto, ok?
Vamos seguindo em frente no
passo-a-passo
Você pode baixar o GIMP
gratuitamente em vários sites, inclusive no www.gimp.org. está em inglês ou site alternativos como no baixaki.
Crie uma PASTA e renomeia de
FOTOMONTAGEM. Nesta pasta você colocará duas fotos que queira fazer a sua
fotomontagem. Obs: a pasta é para facilitar na hora de procurar pelas imagens
(se vc for daquelas pessoas que tem milhares de imagens e fotos no note!)
Após instalá-lo abra-o clicando
no ícone.
1º passo: abra o GIMP (é claro, né!)
Esta é a interface dele.
2º com o programa já aberto, vá na
barra de ferramentas (na parte de cima) e clique primeiramente ARQUIVO e em
seguida ABRIR, ou aperte CTRL + O (não é zero e a vogal “o”).
3º passo:
Agora, você clica na sua foto (na
foto que estará em primeiro plano na montagem) e em seguida clique na CAIXA DE
FERRAMENTA. Em seguida clique em FERRAMENTA DE VETORES ou, simplesmente, tecle
a letra “b” que é um atalho para esta ferramenta.
4º passo:
Agora vem a parte mais trabalhosa. Uma vez
selecionada a ferramenta você irá contorna a sua silhueta com está ferramenta.
Uma dica é fazer pontos próximos, pois assim o processo de seleção da imagem
ficará mais perfeito. Você poderá também ampliar a imagem usando a tecla +
(para aumentar zoom) e – p (para diminuir o zoom).
5º passo:
Após selecionar toda silhueta da
sua imagem, como na ilustração acima, va no item SELEÇÃO e em seguida clique em
DO VETOR. Aparentemente nada acontecerá, mas, se você observar a imagem,
observará que a seleção estará em movimento continuo, como se fossem
pisca-pisca.
6º passo;
Depois vá ate a janela CAMADAS,
CANAIS, VETORES... (se não estiver disponível vá no barra de ferramentas em
cima clique em JANELA e em seguida no item mencionado). Nesta janela você
clicará com o botão direito no ícone da imagem que você selecionou. Quando
abrir a janela (após você ter clicado com o botão direito do mouse) clique em
ADICIONAR CANAL ALFA.
Você também poderá ir, na barra superior no comando CAMADAS e em seguida, TRANSPARENCIA e em ADICIONAR CANAL ALFA. Isso fará com que o fundo recortado fique transparente para a fotomontagem.
Você também poderá ir, na barra superior no comando CAMADAS e em seguida, TRANSPARENCIA e em ADICIONAR CANAL ALFA. Isso fará com que o fundo recortado fique transparente para a fotomontagem.
7º passo;
Depois vá na barra superior e
clique em SELEÇÃO em seguida INVERTE.
Esse comando fará que sua seleção fique invertida.
8º passo:
Em seguida DELETE a imagem. Sua
imagem deverá ficar assim...
9º passo:
Abra a outra janela, a que vai
fazer composição com a sua imagem. Você unirá a esta imagem aquela que você já
trabalhou. Para isso abra as duas janelas e redimensione-as (clique no canto da
janela e clicando e segurando com o botão esquerdo diminua o tamanho da janela)
para que fiquem lado a lado, como mostra a ilustração abaixo...
Em seguida, clique na janela da
imagem que você trabalhou e vá na janela da CAMADA, CANAIS, VETORES... que fica
ao lado. Nesta janela você clicará no ícone da sua imagem (ao lado da imagem de
um olho) e arrastara para a imagem
que servirá de fundo, como mostra a ilustração abaixo. Repare no sentido das
setas adjacentes...
Se seu procedimento for correto sua imagem ficará assim...
Agora é só ajusta a imagem ao
fundo. Para move-la a uma posição desejada vá na janela CAIXA DE FERRAMENTAS utilize a ferramenta FERRAMENTA DE MOVIMENTO.
Antes de movimentá-la você deverá
selecionar a camada que ficará no primeiro plano. Quando você clicar nela, está
ficará azul, só você poderá movimentar a imagem na janela principal.
Caso a imagem esteja muito grane ou
muito pequena redimensione usando a FERRAMENTA DE REDIMENSIONAR. Ao clicar nela
você poderá aumentar ou diminuir o tamanho da figura de primeiro plano. Quando
você clicar uma nova janela se abrirá como a mostrada logo abaixo...]
Depois de você redimensionar,
conforme a sua estética, clique em no botão redimensionar
na janela, para que a ação seja efetuada.
Pronto! Agora sua fotomontagem está
realizada. Para salvar em formato de imagem JPEG ou outra extensão, vá na barra
superior da janela. Clique em ARQUIVO e em seguida no item abaixo EXPORTAR...
Renomeie a nova imagem e pronto.
Você realizou a sua primeira
fotomontagem!!!
É claro que o exemplo que eu fiz
aqui no tutorial foi feito as pressas, por isso que está mal feito. Você terá
que se dedicar um tempinho pra ter uma produção melhor, além disso, você poderá
incrementar seu trabalho com diversos filtros e efeitos que existe no GIMP. Vá
testando e se habituando com seus recursos (existe também outras ferramentas de
seleção ainda mais interessante do que a que usamos, como o tempo você, gimpista, aprenderá!).
Abaixo vãos alguns trabalhos que
fiz no GIMP, trabalhos que vãos desde uma brincadeira até em trabalhos mais
gratificantes.
veja ai, é o cara!
um ciborg cearence e indígena!!!!
veja ai, é o cara!
um ciborg cearence e indígena!!!!
Espero que tenham gostado!
Nos veremos na próxima
postagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
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